12 de abril de 2009

Como celebrar a Páscoa em tempos de Jubileu?


“ Por que procurais entre os mortos aquele que esta vivo?" Lc. 24,5

A Páscoa nos oferece o tempo mais propício para o júbilo, a alegria e a opção pela VIDA, em letras maiúsculas, nos abre a um novo horizonte e a uma força renovadora inserta na história humana.

Porque o núcleo central da experiência pascal dos discípulos, é sem dúvida, o encontro pessoal com Jesus cheio de vida. Isto é o decisivo. Jesus vive e está de novo com eles. Com Jesus tudo e possível. É tanta a alegria que lhes inunda que até lhes custa acreditar. Jesus lhes infunde o seu alento, e os liberta da tristeza, da cobardia e dos medos que lhes paralisam.

O Deus que ressuscita a Jesus e o Deus da vida, ou melhor, o Deus dos vivos. A vida e o mais essencial e especifico de Deus. E o que faz brotar a vida do nada e e o que devolve a vida aqueles que morrem. A ressurreição é manifestação da vida abundante, plena e é a vida que Deus quer para todos

O manifesto do Ano Jubilar que todas assinamos, fica iluminado à luz da celebração da Páscoa. Não sentimos arder no nosso coração o desejo de apostar pela libertação de tantas opressões que vivemos; viver a compaixão e a misericórdia com os mais pobres; lutar para garantir o direito, a igualdade e a justiça; defender o respeito e a protecção da natureza; descobrir a bondade, a gratuidade e a beleza na vida que nos rodeia?
De agora em diante, não mais vamos procurar entre os mortos Àquele que sentimos vivo entre nós.
Agradecemos às pessoas que manifestam a sua solidariedade com a nossa missão e nos acompanham neste caminho jubilar. A todas vos desejamos FELIZ PÁSCOA DE RESSURREIÇÃO!

Ano Jubilar: Tempo para cancelar, perdoar as dívidas,para defender ao débil.

Ano Jubilar: Tempo de renovar a nossa vida e missão.Tempo de crescer y nascer de novo.Tempo de agradecer a Deus.

Ano Jubilar: Tempo para a Reconciliaçao, para dar e receber o perdao, para viver a compaixão


Ano Jubilar:Tempo para libertar os escravos.Tempo para viver o sonho de um mundo em justiça e igualdade


Ano Jubilar: Tempo de descanso da terra, de reparto justo dos bens da terra