11 de abril de 2009

Manifesto Jubilar

As irmãs da Vigararia, reunidas em Assembleia, depois de reflectir sobre o sentido bíblico do Ano Jubilar, manifestamos o nosso desejo, feito compromisso, de viver durante este ano 2008 – 2009, no qual celebramos 50 anos da presença das Irmãs em Moçambique, as seguintes opções:

Trabalhar e viver pessoalmente a mística do ano jubilar. Tempo privilegiado para parar-nos, restaurar-nos, reajustar o ritmo do nosso caminhar; para fazermos uma seria renovação da nossa vida e missão.

Retomarmos, nos encontros de estudo comunitário, o conteúdo do livro editado pela Vigararia “Memoria Histórica. 50 Anos de presença das Missionarias Dominicanas em Moçambique”. Conscientes de que iniciamos um tempo privilegiado de reconciliação e de esperança. Abertas para acolher os desafios que nos lança esta memoria e confrontar a nossa missão actual.

Nos Tempos fortes de reflexão e oração comunitários, assumirmos os temas relacionados com a espiritualidade do Ano Jubilar: A reconciliação connosco mesmas, com os outros e com Deus; a misericórdia e a compaixão para com os mais pobres; como garantir o seu direito, a igualdade e a justiça; Ser criadoras, descobrir a bondade e a beleza, reconhecer a gratuidade da vida; a defesa - “goel” - da vida dos mais vulneráveis; a ecologia, etc.

Partilhar com as Comunidades Cristãs, com as quais vivemos a nossa fé, o sentido bíblico e os desafios que nos coloca o Ano Jubilar. O sonho de justiça e plenitude de vida que encerra, identificado com o Reino de Deus na pregação evangélica. Fazer a memória histórica das irmãs ao longo destes anos.

Colaborar para que as mulheres, com as quais trabalhamos, tenham a possibilidade de fazer as suas próprias memórias, as fortalezas que as animam e as lutam heróicas que enfrentam diariamente, para poder sobreviver toda a família, muitas vezes desde o anonimato. Trabalharemos para a elaboração e compilação das suas historias pessoais. Daremos a conhecer estes testemunhos de vida para dar-lhes a sua voz e a sua vez.

A nossa identidade de mulheres e a nossa vocação missionaria, colocam-nos numa situação de “goel”, pelo que nos queremos comprometer na defesa da dignidade e da vida. De um modo especial , das adolescentes, jovens e mulheres que são objecto de tráfico com fines de exploração sexual. Nos uniremos no combate, na medida de nossas possibilidades, das redes que procuram neste país traficar com elas com vistas a realização do Mundial de futebol em Africa do Sul a ano 2010.

Mas estimamos que a compaixão pelos pobres não pode ficar somente limitada a uma celebração anual. O reino de Deus nos abre a vivermos num jubileu permanente.

Ano Jubilar


Celebramos, ao longo deste ano, um grande acontecimento. Há 50 anos que chegaram as primeiras Irmãs Missionárias Dominicanas a Moçambique.

Não queremos deixar passar este acontecimento, sem deixar-nos desafiar pelo sentido que encerra. Porque nós estimamos ser um tempo privilegiado para renovar e recriar a nossa vida e a nossa missão, na nova realidade que vivemos.

É por isso que vos fazemos partícipes, para sentir-nos estimuladas por vós e ao mesmo tempo desafiadas a avançar na tarefa de construir o Reino entre os pobres, como fizeram as primeiras irmâs.