21 de maio de 2007

Voluntariado ... por quê?


"O facto ou a razão mais significativa de fazer este voluntariado foi, sem duvida é querer ajudar as pessoas, querer fazer algo para melhorar a sua condição de vida e torna-las mais felizes… mas se fosse apenas essa a razão, porque ir para tão longe quando vivo num país que tem ainda tantas necessidades e tanta gente que vive sem as condições necessárias a uma vida dita condigna?

Penso que aqui pesaram vários factores… o querer conhecer outra realidade foi com certeza o mais determinante, vimos na televisão imagens que nos abalam muito, são realidades para nos chocantes…perguntamo-nos “como é possível? Mas continuamos com as nossas vidas e passado um minuto praticamente já não nos lembramos … e continuamos a viver numa realidade paralela, parece que aquelas imagens são algo semelhante a um filme do qual não fazemos parte.

Como ser humano acredito que assim não é, acredito que todos juntos temos que lutar por um mundo melhor e que se existem tantas pessoas a viver nessas condições cabe-nos a todos e principalmente aos países ditos desenvolvidos integrar essa realidade e procurar posteriormente alterá-la.

De um outro ponto de vista sei também que me dispus a fazer este voluntariado e encaro-o como uma experiência muito enriquecedora para mim própria; dando-me uma oportunidade extremamente rica a nível de desenvolvimento pessoal e profissional”
Bárbara

...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...-...


Este projecto de fazer voluntariado em Moçambique, já vem a ser sonhado desde há algum tempo, tornando-se realidade agora!

As minhas motivaçoes para ir em missão sao a vontade absoluta e verdadeira de ajudar, de poder contribuir, um pouco que seja, para melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas. Acho que as minhas motivaçoes podem se resumir num único e importante sentimentos: O amor ao próximo!
Diana

«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«.«....».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».».»

“As motivaçoes essas são muitas, o que para mim é importante realçar é a necessidade de ter consciência de que se vai para uma realidade diferente o que faz com que tenhamos que ter um espírito aberto para aprender de forma a proporcionar o “dar de não” sem esperara nada em troca.
Assim sendo o mais importante é o amor, que é universal e incondicional o que nos leva/motiva a ir ao encontro dos outros….
E quando há vontade meio caminho já está percorrido e como diz a música: A culpa é da vontade…, que me faz acreditar”
Marta




1 comentário:

Ines Pinheiro disse...

Boa tarde,

tenho 21 anos e gostaria de fazer voluntariado em Moçambique, a partir de Fevereiro do próximo ano. Em Portugal, faço parte do grupo de voluntariado chamado Portugal Voluntário, mas no próximo ano gostaria de ir para fora, para o país do meu pai. Gostaria então de saber quais são os projectos que têm para essa altura em Moçambique.

Obrigada,
Inês Pinheiro