21 de maio de 2007

Explosão do paiol de Malhazine em Maputo





Foi na tarde do dia 22 de Março por volta das 6.30 que começou-se ouvir estrondo deste longe. Cada irmã estava quieta no seu quarto aproveitando o tempo para fazer os seus trabalhos.

Mas minutos depois nos demos conta que a explosão de paiol era algo muito sério. Cada irmã foi saindo do seu quarto e nos juntamos na varanda, minutos depois aparecem as voluntárias assustadas e cheias de medo. Até que uma delas dizia porque não vamos a cidade?

Enquanto estávamos na varanda via se a população estava todas cheia de medo, as crianças que viam da escola e quando se ouvia do barulho dos obuses que tinham o som de um avião que passava, nos juntávamos num único sitio.
Horas depois alguns obuses caíram nas casa vizinhas deixando uma nuvem de fumo preto.

O medo era manifestado de diferentes maneira algumas queriam comunicar mandando mensagem, outras telefonavam e outras estavam com o rádio aberto para acompanharem as recomendações do ministro da defesa nacional onde este parecia que não tinha muito a dizer ao seu povo alguns diziam abram as janelas e as portas para que as janelas não possam partir, e ele dizia “fechem as janelas, as portas e permaneçam dentro das casas ninguém sai.

Assim que o dia 22 de Março ficou como o dia que marcou cada pessoas que viveu está situação, isto que cada estrondo ou barulho que se faz sentir as pessoas se assustam pensando que é o paiol a explodir.



R.M.

Sem comentários: